Scania lança o caminhão 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super

Por Conexão Construção 26/09/2024 - 14:37 hs
Foto: Scania
Scania lança o caminhão 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super
O 10x4 também pode ser configurado para ser teleoperado

A Scania apresentou na Exposibram 2024, no estande da Casa Scania Itaipu, seu novo caminhão 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super. “Nosso 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super chega com um preço muito competitivo no mercado para ser uma alternativa à linha amarela. Ele oferece mais produtividade, maior velocidade média e superior economia de combustível. Além de dispor da maior capacidade de carga do mercado, com 71 toneladas de PBT. Nossas soluções de serviços, alternativas financeiras (Banco, Consórcio e Seguradora Scania) e Scania Locação estão à disposição do cliente”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

“A Scania tem uma tradição muito forte no segmento fora de estrada, com diversos pioneirismos ao longo dos anos, a exemplo os primeiros 8x4 (1999) e 10x4 (2007) do mercado”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “O novo 10x4 de 560 cavalos traz a nova caixa de câmbio com sessão planetária reforçada (Heavy Planetary), muito mais rápida e suave, de carcaça produzida em alumínio, o que reduz o seu peso em até 80 quilos comparado à geração anterior. O modelo tem longarina dupla para garantir maior robustez, 210 toneladas de capacidade máxima de tração técnica (CMT) e uma grande novidade na manutenção com intervalo de troca passando de 500 horas para 750 horas. Um aumento de 50% na disponibilidade do produto”, salienta. 

“Chama muito a atenção a versatilidade deste motor de 13 litros e o alto torque (2.800 Nm), que aliados à nossa potência de 560 cv, a maior na gama Super, proporcionam um novo veículo espetacular para o cliente”, conta Gallao. 

A empresa destaca também a vantagem do intercambiamento de peças com o modelo 8x4, que é o campeão de vendas da marca no mercado fora de estrada. “O veículo 10x4 poderá interessar muito ao cliente tradicional do 8x4, que busca uma capacidade maior de minério transportado. Não é uma substituição, muito pelo contrário, eles têm vocações diferentes. Estamos expandindo o portfólio no transporte mais pesado oferecendo o 8x4, o 560cv 10x4 e o 660cv 10x4”, reforça Gallao.

O 10x4 também pode ser configurado para ser teleoperado, com uma tecnologia de controle remoto para que o modelo funcione não-tripulado e atue em áreas de risco e descomissionamento de barragens na mineração. Nesta versão ele oferece mais velocidade, maior produtividade e solução homologada pela Scania.

O modelo chega com a incorporação de dois freios, o CRB (freio de liberação de compressão, que chegou com a gama Super em 2022 e foi lançado na gama off-road em dezembro de 2023), e o auxiliar hidráulico Scania Retarder – juntos de série. “Essa dupla impressiona os motoristas e os clientes. Somados, são 850 Kw de potência, ou 1.153 cavalos de potência, o que representa a maior capacidade de frenagem do mercado”, completa Gallao. 

“Estamos ampliando nosso portfólio para as operações fora de estrada de tecnologia Euro 6. Outro grande anúncio nesta feira é que nosso pioneiro airbag de cortina, exclusivo no mercado, passa a ser de série a partir de agora. Ele é um grande aliado em um possível tombamento lateral ajudando o motorista a ter mais segurança na operação”, diz Luciano Piccirillo, novo gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “O visitante também poderá aproveitar nossa promoção de peças originais com descontos de até 60%. Além disso, ainda temos condições especiais para os caminhões.”

“Para a Itaipu é essencial participar da Exposibram por ser uma das maiores feiras de mineração da América Latina. Ela nos possibilita enxergar novas tendências, tanto do ponto de vista de novas tecnologias, bem como de novos investimentos. Além disto, temos o propósito de reforçar nosso compromisso juntos aos nossos clientes de continuarmos propondo soluções inovadoras e sustentáveis para os seus negócios”, conta Anderson Wagner, diretor da Itaipu.

“A configuração de eixos 10x4 está consolidada no mercado off-road com o maior PBT da categoria (71t), maior produtividade e aumento da segurança operacional, além do moderno sistema de conectividade avançada. Com a introdução da motorização Super nesse modelo, o 560 G 10x4 XT se torna um equipamento com maior eficiência energética e menor custo por tonelada transportada. Temos a expectativa de aumento na população de caminhões 10x4, uma vez que o modelo de torna cada vez mais presente nas operações”, revela Lucas Costa, gerente de Vendas da Casa Scania Itaipu.

Trem de força Super

O propulsor Super traz aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. O motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento. Todas estas mudanças foram preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a geração anterior.

Outro benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit) e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível. Foi possível passar de 87% para 97% de diesel utilizável nos tanques, o que significa um ganho de carga útil transportada ou o alcance estendido a depender do que for priorizado na aplicação. No Super, o sistema de tratamento de gases (silencioso) Euro 6 SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente ARLA 32 (um logo no coletor de escape e o outro no silencioso) e do filtro de particulado do diesel (DPF) para atender a lei Proconve P8.